sábado, 2 de junho de 2012

A Cidade Que Quis (En)Cantar o Mundo

Antes de irmos para NY estive a ver o que é havia de bom nesta temporada da Broadway e eis que descubro que o "Evita" ia voltar aos palcos: não hesitei... adoro a banda sonoro, adoro as personagens históricas do enredo e adorei o filme.

Reservámos então bilhetes para o "Evita" (um sábado à noite) e para o "Rei Leão" (uma sexta à noite), que toda a gente me dizia estar fantástico e ser a última coca-cola do deserto. Mais perto da partida, descobri quem iam ser os protagonistas do "Evita" que íamos ver... não eram nem mais nem menos do que:




Pois: Ricky Martim e Elena Rogers (o M. Cerveris não conhecia, mas também surpreedeu e muito)!!!

Quanto ao Ricky Martin, dispensam-se as apresentações, não é verdade? Adianto-vos já que ia com expectativas baixas quanto ao rapaz, mas a verdade é que parece que ele nasceu para aquilo: um Che de encher as medidas! A dança, a garra... um verdadeiro "stage animal"...


Quanto à Elena, bem, nós já temos uma história... Em 2009 via-a em Londres, fazendo de Edith Piaf em "Piaf" e fiquei fascinado. Na altura estava com o C., que vive em Londres e vai a musicais como eu vou ao cinema e que me disse que nunca tinha visto uma cantora de musical com aquela garra toda: enfim, apaixonámo-nos por ela e pelos vistos não fomos os únicos: nesse mesmo ano ela ganhou o Prémio Olivier de Melhor Actriz em Musical (é um prémio da Society of London Theatre, que está para os Musicais de Londres como os Óscares para o cinema americano).

O "Evita" tinha estreado na Broadway umas duas semanas antes de chegarmos e NY não falava noutra coisa (era engraçado ver como o N. que nos acolheu discursava sobre o musical): pela primeira vez uma argentina interpreta o papel de Eva Perón... E de que maneira.

Confesso que gostei do "Rei Leão": é enternecedor, sou fã do filme e tem músicas que o filme não tem. Também tem um espetáculo de encher a vista, é certo. Saímos de lá com o coração cheio e a pensar que depois daquilo já não poderíamos esperar grande coisa de "Evita".


(Teatro Kodak - Broadway)

(interior do Teatro Kodak)




A verdade é que no dia seguinte levámos um K.O. daqueles da Elena, do Ricky, do Michael e do restante elenco (fogo, só de recordar da miúda que interpreta o "another suitcase in another hall" ou da criança que interpreta o "Santa Evita" ainda me sinto algo semelhante a um murro no estômago). Adorei: já vi muito espetáculo na vida, mas poucos como este... dava para sentir tudo o que os protagonistas sentiam, vibrar com eles e chorar com eles... lindo.


(Teatro Marquis - Broadway)

 (Evita - os aplausos merecidos)

 (Evita - palminhas para ele(s)

(Teatro Marquis - interior)

E sim, o Ricky Martin é de encher as vistas. Vejam lá se não concordam comigo:

5 comentários:

iLoveMyShoes disse...

A Elena já tinha feito o revival da Evita em Londres. Tive o prazer de a ver nesse papel e também no da Piaf. De facto é fabulosa! :)

João Roque disse...

Eu tive a sorte de ver uma das melhores "Evita" que já houve, segundo variadas críticas: em Madrid, com a fabulosa Paloma San Basílio r o maravilhoso Che de Patxi Andion...

um coelho disse...

Vi o Rei Leão em Londres, e adorei. Na altura fui muito reticente, mas os meus primos que também vão ver musicais como tu vais ao cinema disseram que era espetacular, e não me enganaram.
O Evita conheço o musical e gosto da banda sonora, mas não sei se faz muito o género do P...

Backpacker disse...

Ilovemyshoes: a Elena rula. Definitivamente.

Pinguim: isso era cantado em Espanhol, não?

Coelho: Eu gostei bastante do Rei Leão... mas cometi o erro de ir ver algo que me emocionou muito mais no dia seguinte (acabou por lhe retirar o brilho).

João Roque disse...

Sim, era, e ficava muito bem.