segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os cocós, fluxos de caixa e demonstrações de resultados

"Você já conhece suficientemente o mundo para saber que uma das formas de os adultos tomarem nota de números é apontando-os numa tabela, por exemplo - como no futebol ou no golfe, ou quando a mãe e o pai anotam quem foi o último a limpar os cocós do cão no quintal."

Não. Isto não é o excerto de um livro que estou a ler para um sobrinho antes de o adormecer. Isto é o que ando a ler para ver se consigo perceber alguma coisa das aulas de Contabilidade.

A verdade é que diz que o Mestrado tem uma p#ta de uma cadeira de Contabilidade cujas aulas me fazem sentir que isto que tenho entre as orelhas não é mais do que um vasto espaço amplo e vazio, por onde sopram inúmeras correntes de ar...

A sério, quem é que se lembrou desta coisa demoníaca dos balanços e dos fluxos de caixa??? E de inventar disparates como um gasto não ser o mesmo que passivo??? E depois, diz que tenho à minha frente a última Coca-Cola no deserto em matéria de Contabilidade... a questão é que o facto de o Senhor ser o Supra-Sumo-Gestão-e-das-Contas não o ajuda muito em termos de método pedagógico e ele fala, fala, fala e eu... eu não percebo um c%r#lho.

No entanto, no outro dia uma Colega a quem desabafei a minha total ausência de conhecimento dos mais básicos conceitos desta Cadeira que não é outra coisa que não seja obra do Demo, recomendou-me uma leitura, digamos, mais elementar, que supostamente ajuda casos mais desesperados (sim, criaturas contabilisticamente acéfalas como eu): "O Jogo da Contabilidade"!

Pois é: e é isto que leio agora antes de me deitar... um lindo livro verdinho com bonecos que explica a Contabilidade a partir da história de um menino que tem uma banca de limonadas. E se bem me conheço quando acabar a história vou pensar que já estou apto a fazer um exame para ROC, se for preciso!

Sim, que eu sou o homem que tem uma direção espanhola e que aprendeu a comunicar com eles graças ao "Espanhol para Totós." Que apesar de não falar do número de cocós que cada um apanha também é muito bom.  

4 comentários:

um coelho disse...

Também detestei contabilidade, apesar da nota até ter sido razoável. Se tivesse sabido desse livro talvez fosse mais fácil.

Backpacker disse...

Pois... eu cá sou sempre pela abordagem mais totó da cena, lol!

Nada de construir casas pelo telhado :)

Pepper disse...

lolol tou a ver que o livro é quase tão inútil como as aulas...isto promete...

Backpacker disse...

Nada disso... o LIVRO É FANTÁSTICO!!! Ontem aprendi que Activo = Passivo + Capitais Próprios!

Viste? Todo esperto eu :P